quarta-feira, 6 de junho de 2018

Semana(s) da Leitura

A Semana da Leitura da Leitura teve como data oficial a semana de 5 a 9 de março, semana durante a qual decorreu mais uma Feira do Livro, numa parceria com a Livraria União. No entanto, neste agrupamento, sob o lema “Ler torna tudo possível…”, as comemorações prolongaram-se até final do segundo período.
Músicos, escritores, sessões do Projeto Conta-nos uma história e teatro fizeram parte da festa da leitura.


Raquel Ramos, no dia 7 de março, para alunos do segundo ciclo, e Daniel Completo e José Fanha, que visitaram os três centros educativos no dia 14, foram os autores que nos visitaram.
Raquel Ramos nasceu em Paris, em 1969, e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na UTAD.
Esteve connosco para falarmos de dois dos seus quatro livros já publicados: Episódios da vida de um jovem gato e Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas.











Daniel Completo, que nos visitou pela terceira vez, cantou e encantou, como sempre.
José Fanha acompanhou as canções, cujas letras pertencem às suas obras, e ainda nos presenteou com outras histórias e muitas rimas.
Música e leitura numa combinação perfeita!
Daniel Completo nasceu em Lisboa e se licenciou em Educação Musical, tendo iniciado a sua atividade como professor do ensino básico no ano de 2000. Esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" nas décadas de 80 e 90.
             Depois de editar vários trabalhos infantis, fez parcerias com escritores bem conhecidos, como Luísa Ducla Soares, cujos livros nos foram apresentados em anos anteriores, e José Fanha.
José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura.
É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita, além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.
Entre a sua vasta obra estão os livros que nos trouxe: “Cantigas e Cantigos – Mais modernos mais antigos”, “O baile do bê-á-bá e Entre estrelas e estrelinhas – Este mundo anda às voltinhas”, estes dois últimos com a participação de Daniel Completo.
Foi muito divertido: cantamos, encantamos e até constituímos uma “pequena banda” tendo José Fanha como maestro. Uma festa à volta da leitura e da música, provando que ler torna tudo possível…
Para finalizar, os habituais autógrafos. 












Durante as semanas da leitura, foram dinamizadas cinco sessões do projeto Conta-nos uma história na biblioteca de Arcozelo, das quais se fala pormenorizadamente no artigo com o nome do projeto.
Na última semana do segundo período, as turmas A e D do sétimo ano apresentaram as suas dramatizações.
O 7ºA presenteou as outras turmas de sétimo ano com alguns sketches, muito divertidos, e um excelente apelo à não prática de bullying, com a peça “Acaba com o bullying”.
No dia 17 de abril levaram as suas representações à II Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, a convite da CPCJ.













O 7º D dramatizou a obra de Maria Teresa Maia Gonzalez, “Os herdeiros da lua de Joana”, tendo como espectadores as turmas 9º A, 10º A e 11º A.
A peça conta-nos a história de Joana, uma jovem de 14 anos, que escreve cartas à sua melhor amiga, Marta, contando-lhe como se sentia e partilhando com ela os seus problemas diários. Uma história que até parece banal, não fosse o caso de a Joana escrever para uma amiga que já tinha morrido. De facto, a Marta morrera devido a ter-se envolvido nas drogas.
As cartas da Joana permitem perceber que também ela se deixou levar pela influência das drogas, A Joana também acabou por morrer.
Após a morte da Joana, os seus pais veem-se com o seu baloiço em forma de lua. É então que surge o problema: que fazer com a Lua da Joana?
Uma excelente interpretação destes jovens, que tiveram a sensibilidade necessária para interiorizar a história e transmiti-la de uma forma arrepiante. 













A turma foi convidada a apresentar a peça de teatro no auditório Rio Lima, no dia treze de abril, no âmbito do Mês da prevenção dos maus-tratos na infância, que acontece em abril, tendo voltado a brilhar. 














Para terminar da melhor forma, no dia 24 decorreu mais uma sessão de Sábado na BE.
Parabéns a todos os que contribuíram para o sucesso da(s) semana(s) da leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário