quinta-feira, 7 de junho de 2018


Exposições

            Páscoa
            Na última semana do segundo período e na primeira semana do terceiro período esteve exposta na biblioteca de Arcozelo uma exposição sobre os Símbolos da Páscoa com trabalhos efetuados por alunos de sexto ano, no âmbito da disciplina de EMRC.
            Uma iniciativa interessante para percebermos o significado que têm os objetos e os animais associados à Páscoa, nas crenças católicas.
            Cruz: símbolo do Cristianismo, uma vez que Jesus morreu numa Cruz.
            Círio Pascal: representa a ressurreição de Cristo.
            Sinos: anunciam a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.
            Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo.
            Cordeiro: para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados.
            Peixe: simboliza a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo.
            Coelho e ovo: simbolizam a fertilidade e a esperança numa nova vida.













Pop Art
            De 23 de abril a 4 de maio esteve patente uma exposição de alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, sob orientação dos professores Luís Loureiro e Rui Pinho, sobre Pop Art.
            Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 60, em Inglaterra, e alcançou a maturidade na década de 80, em Nova Iorque.
            Este movimento propunha-se demonstrar, através das suas obras, a massificação da cultura popular e capitalista. Procurava uma estética para as massas, tentando achar a definição do que seria a cultura “pop” e aproximando-se do que costuma chamar de Kitsch.
            Diz-se que a Pop Art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
            Andy Warhol (1928-1987) foi um dos principais artistas do movimento Pop Art. A década de 60 marcou uma viragem na sua carreira de artista plástico, em que passa a utilizar os motivos e conceitos da publicidade nas suas obras, recorrendo às cores fortes e brilhantes e às tintas acrílicas.
            A conhecida frase “No futuro todos serão famosos durante quinze minutos” é da autoria de Warhol, que previu um futuro em que a produção cultural seria distribuída por meios de produção de massa, como qualquer outro objeto de consumo.
            Será que esse futuro chegou?
              








Sem comentários:

Enviar um comentário