Projetos

 Escola a ler

A ação Escola a ler visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito da medida Escola a Ler, integrada no Plano Escola + 21|23.

 

5 Minutos de leitura autónoma

Cinco minutos de leitura individual, ao primeiro tempo de cada dia letivo.

 

Sábado na BE

    Atividade mensal, ao sábado, entre as 10h00 e as 12h00, para crianças e as suas famílias, em torno da leitura e das artes manuais.

Vídeo

Sábado na BE by BE Arcozelo on Scribd

 Conta-nos uma história

Atividades de leitura com as turmas de JI e 1.º ciclo e as famílias, que vêm às bibliotecas escolares contar uma história.


Histórias da BE

Atividades de leitura para as crianças dos jardins de infância.

 

Biblioteca inclusiva, biblioteca para todos

Atividades com base em livros para alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, em parceria com a Biblioteca Municipal.


Miúdos a votos – quais os livros mais fixes?

Iniciativa da revista VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do PNL2027, aberta a todas as escolas com alunos entre o 1.º e º 12.º anos. Os alunos propõem o seu livro preferido às eleições nacionais, que eles próprios organizam na sua escola.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Nela será dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

 

RedEscolas AntiCorrupção

Colaboração com o programa RedEscolas AntiCorrupção, que promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, bem como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal. E tudo começa na Escola!

Sem comentários:

Enviar um comentário