quinta-feira, 7 de junho de 2018


Conta-nos uma história!

O Projeto Conta-nos uma história soma e segue…
Desde janeiro tivemos seis sessões deste projeto que conta com a preciosa colaboração das famílias em sessões de leitura.
A turma A1A, da professora Manuela Fernandes, veio à biblioteca para ouvir a D. Patrícia, mãe do João Vítor, contar (e encantar) a história “Matilde tem muitos amigos!!!”, de Mary Katherine Martins e Silva.  A Matilde é uma menina que gosta muito da família, dos amigos, de brincar e de conseguir fazer várias coisas sozinha. Uma das coisas que faz com que a Matilde seja tão feliz é ter muitos amigos. São todos diferentes e com eles está sempre a aprender coisas novas. E a turma A1B descobriu quem são esses amigos, pois a D. Patrícia conseguiu captar a atenção de todos e contou com a colaboração de meninos e meninas, que tiveram a oportunidade de “privar” com as várias personagens da história, tão bem construídas pelo João Vítor e a sua família.
Mais uma extraordinária sessão, em que a leitura, sempre tão importante, foi rainha.
Obrigada a todos os participantes e dinamizadores! Porque ler torna tudo possível…



Para mais uma história, mais um momento de leitura, de partilha, de ternura e de muito boa disposição veio à biblioteca a D. Ana, a mãe do Vasco, da turma A1B, da professora Paula Pereira. Veio contar a história “O Cuquedo”, da autoria de Clara Cunha. O Cuquedo andou à solta! Mas o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Muito divertida foi também a D. Ana, que contou a história com excelente expressividade, conseguindo a colaboração dos meninos e meninas que a ouviam, deliciados.
Porque ler é dar asas à imaginação!
Obrigada a todos os participantes e até à próxima história…


Uma outra sessão do Conta-nos uma história foi com a tuma A2A, da professora Rosa Lima.
 O Sr. Luís, pai do Daniel, contou a história “As crianças que não eram como crianças”, de J. L. Garcia Sanches, sobre crianças que não se portavam como crianças: não brincavam, não riam, não se sujavam, nunca se portavam mal. Mas, tudo acabou bem e as crianças souberam ser crianças, agindo de acordo com os seus deveres mas, acima de tudo, sendo felizes com os seus direitos. Passaram por isso, a saber sorrir, rir, brincar, não esquecendo de efetuar responsavelmente as suas tarefas. De vez em quando também se portavam mal… Mas isso também é ser criança…
Mais uma extraordinária sessão de leitura e cumplicidade entre os intervenientes.
No final fomos todos presenteados com um delicioso biscoito, guardado com expectativa para a sobremesa. Porque os doces, de vez em quando, também fazem parte…
Obrigada a todos! Ler torna tudo possível…


À turma A2B, da professora Helena Silva, a D. Sandra Trigo, mãe do Diogo, veio contar a história Robin dos Bosques, um clássico da Disney e uma das histórias favoritas do Diogo.
A mãe do Diogo estava de parabéns nesse dia, por isso foi contemplada com as vozes dos nossos pequenos que lhe desejaram um feliz aniversário cantando a tradicional canção “Parabéns a você”.
Depois veio a história: após a partida do rei Ricardo de Inglaterra o seu irmão João usurpou-lhe o trono, subiu os impostos e empobreceu o povo. Perante estes excessos, Robin dos Bosques, adepto do verdadeiro rei, decidiu esconder-se na floresta de Sherwood e exercer a sua própria justiça: roubava o dinheiro arrecadado pelos lacaios do rei João e repartia-o pelos mais necessitados. Robin dos Bosques era apaixonado por Lady Marian, com quem acabou por casar.
Uma história que encantou os ouvintes, que estiveram sempre muito atentos, mostrando, no fim, ter percebido bem o que lhes foi contado.
Excelentes momentos de leitura, à mistura com muita ternura, como sempre acontece nas sessões do Conta-nos uma história.
Obrigada, D. Sandra, Diogo, turma e professora Helena!


Para a turma A2C, da professora Marta Miranda, a D. Catarina, mãe da Diana, trouxe a história Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp. Madeline Finn é uma menina que não gosta de ler (nem livros, nem revistas, nem sequer o menu da carrinha dos gelados) porque ainda não consegue ler muito bem, por vezes engana-se nas palavras e tem vergonha de ler em voz alta. Também porque quer uma estrela, porque os bons leitores da sala dela recebem estrelas e ela "só" consegue corações a dizer "Continua a tentar"... Até ao dia em que conhece Bonnie, um cão - ou melhor, uma cadela - de biblioteca, que ouve Madeline com atenção e paciência, sem nunca fazer troça. É então que Madeline aprende que é divertido ler quando não temos medo de nos enganar. A Bonnie ensina a Madeline Finn que não faz mal ir devagar. E continuar a tentar. E ter o apoio de uma amigo.
Uma história extraordinária sobre leitura mas, especialmente, sobre motivação e perseverança.
Obrigada D. Catarina, Diana, professora Marta e turma, pelos bons momentos proporcionados! 

A turma A4B, da professora Fernanda Cunha, teve o privilégio de ouvir duas histórias. A primeira foi contada pela D. Jeanine, mãe da Luana, que veio ler à turma um excerto da obra “A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Os alunos estavam a estudar a obra para participarem na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura.
Depois de uma breve apresentação da autora e das suas várias obras, pela professora bibliotecária, a professora Fernanda colocou algumas questões para recordar a parte da obra que a turma já conhece e os alunos provaram estar a seguir a leitura com a máxima atenção, pois sabiam todos os pormenores.
Seguiu-se a leitura da D. Jeanine, acompanhada da sua sempre atenta Luana, que narrou, de forma muito expressiva, o capítulo VI – A floresta abandonada, captando a atenção de todos os ouvintes que, no final, não só mostraram ter compreendido o que ouviram como evidenciaram curiosidade pelo que viria a seguir…
Mais um momento de leitura ímpar. Porque ler é voar…

A segunda história, “A menina gotinha de água”, da autoria do escritor Papiniano Carlos, foi contada pela D. Sofia, mãe da Joana, e fala-nos de uma gotinha de água e do seu percurso ao longo da sua vida.
A gotinha vive no mar juntamente com as outras gotinhas suas irmãs e com elas faz grandes viagens, sofrendo sempre várias transformações. A gotinha transforma-se em chuva, em fonte, em ribeiro, em rio, regressando depois a casa: o ciclo da água relatado de forma poética e didática. 
            Como sempre, os jovens ouvintes estiveram muito atentos e provaram-no quando lhes foi proposto o resumo da história. Logo no início da sessão deram provas do trabalho de pesquisa efetuado acerca do autor, respondendo acertadamente a todas as questões colocadas pela professora Fernanda.
Mas, desta vez, a festa não foi só da leitura…
No final da sessão cantamos os parabéns à Joana, que comemorava o seu décimo aniversário. Muitas mensagens carinhosas dos seus colegas e amigos de turma e algumas prendinhas, porque também fazem parte, concluíram, de uma forma muito doce, mais um excelente momento dedicado à leitura.
Obrigada, D. Sofia, turma e professora Fernanda!
Porque ler torna tudo possível…

A Biblioteca Escolar agradece a todos quantos se envolvem num projeto tão importante como o Conta-nos uma história, uma vez que alia a importância da leitura à grandeza de o fazer com/em família.

Sem comentários:

Enviar um comentário