sexta-feira, 8 de junho de 2018


Sábado na BE!
          
      De janeiro a maio foram cinco as sessões de Sábado na BE.
    A história de janeiro, “O último livro antes de dormir”, de Nicola O’Byrne, é uma verdadeira homenagem aos clássicos da literatura infantil.
     Toda a gente sabe que a última história antes de ir dormir é a melhor, mas nesta história todos os personagens querem entrar! 
      É aí que o conto tradicional dos três porquinhos dá uma reviravolta, e vemos aparecer a Cinderela e o Capuchinho Vermelho que, com alguma balbúrdia e muito humor, vão surpreender os pequenos leitores.
      Uma história que permitiu a participação ativa dos participantes, que relembraram as personagens e as aventuras de histórias conhecidas desde sempre. No ateliê, crianças e adultos construíram um porquinho mealheiro.
     Em fevereiro, mês mundialmente dedicado aos afetos, abordamos a história de Davide Cali e Anna Laura Cantone, “O que é o amor?”.
       “O que é o amor?”, questiona-se Emma. Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis. Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar? Emma sente a cabeça a andar à roda… Uma deliciosa história, com questões que fazem todos pensar no mais nobre dos sentimentos. E as conclusões são sempre excepcionais, vindas de cabeças e corações ainda tão “pequeninos”. No espaço dedicado às artes, cada participante, com a habitual ajuda dos adultos, construiu um jogo do galo com peças alusivas ao amor.
      Em março, no âmbito da(s) semana(s) da leitura, “Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp, fez as delícias de miúdos e graúdos.
      A Madeline Finn NÃO gosta de ler. Nem livros. Nem revistas. Nem sequer o menu na carrinha dos gelados. Até ao dia em que conhece Bonnie, um cão de biblioteca. Na verdade, é divertido ler quando não temos medo de nos enganar. A Bonnie ensina a Madeline Finn que não faz mal ir devagar. E continuar a tentar. E ter o apoio de um amigo.
    Uma história com que facilmente muitas das crianças se identificaram e, ao mesmo tempo, perceberam que há sempre uma forma de ultrapassarmos as nossas dificuldades. No ateliê fizeram um marcador de livros com motivos sobre a história e um coelho, em alusão à Páscoa que se aproximava e à personagem de peluche que acompanhava Madeline para todo o lado.
       Em abril, para assinalar a liberdade, “O soldado João”, de Luísa Ducla Soares, animou a manhã.
      O soldado João não é a história de um guerreiro bravo e invencível, que sonha combater em busca da glória. O soldado João era um rapaz simples, amigo de todos, que só queria viver em paz. Então, como escapar às ordens do sargento, do capitão e do general que o mandavam matar quando ele só sabia manobrar a solidariedade, a alegria, o humor, desafiando todas as ordens militares? Que lhe terá acontecido? No ateliê, cada criança construiu o seu soldado para colocar no lápis.
       Em maio, última sessão deste ano letivo, a história foi "Uma vaca de estimação", de Luísa Ducla Soares.
       Que bela companhia nos faz um bichinho de estimação! Mas… e se for uma vaca?

      Foi justamente esse o animal que um velho professor levou para o seu apartamento atulhado de livros. Então começaram as suas aventuras e desventuras extravagantes e divertidas.
       Muito divertido!
       No ateliê cada participante construiu as suas "vacas de estimação".










    Excelentes sessões de leitura, com dinâmicas muito próprias, cujos ateliês associados proporcionam momentos de aprendizagem misturados com diversão e partilha entre miúdos e graúdos, provando que a iniciativa tem muitos motivos para continuar. Porque ler é…voar!

Sem comentários:

Enviar um comentário