Sábado na BE!
As sessões de sábado na
BE acontecem desde 2009, ou seja, há já sete anos.
Entre as dez e o
meio-dia, foram já muitas as histórias contadas e inúmeros os ateliês
dinamizados.
Este ano letivo foram
já dinamizadas três sessões.
A história de outubro, A que sabe a lua?, de Michael Grejniec
apelou à imaginação das crianças presentes, para quem a lua “é doce” ou “sabe a
queijo”. Quem nunca sonhou dar uma trincadela na
lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam
provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe
tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos
consigamos alcançá-la.", provando que o trabalho de equipa é um excelente
meio para alcançar um fim comum. Aproveitando para estabelecer uma ligação ao
Dia Mundial da Alimentação e ao Halloween, o ateliê consistiu num marcador
decorado para as refeições dos pequenos participantes.
Em novembro, O canteiro dos livros, de José Jorge
Letria fez-nos imaginar um canteiro no qual,
para além das flores, nascem livros. Imagine-se uma criança que estabelece com
esses livros uma relação de cumplicidade e de mistério que se transforma num
segredo bem guardado. O canteiro dos
livros é uma narrativa para crianças e para adultos, pois celebra a paixão
pelos livros e pela leitura, evidenciando a importância que têm, ou deveriam
ter, nas nossas vidas, o saber e a magia que habitam nos livros. Após a
leitura, cada menino/a elaborou um requintado marcador de livros.
Em dezembro, como não podia deixar de ser,
uma história de Natal, cheia de mensagem e magia, tão próprias desta quadra, A mais bela árvore de Natal, de
Marie Duval e Alain Jost, numa homenagem a um dos principais símbolos do Natal
– a árvore –, mas sem esquecer a preservação do meio ambiente. E para mais
tarde recordar, o trabalho desenvolvido nesta sessão foi decorar um ou mais
moldes de pinheiro de Natal para integrar a decoração da árvore de cada um.
Momentos únicos entre
miúdos e graúdos, sempre prontos a ajudar os mais pequeninos nas tarefas após a
sessão de leitura.
Um projeto com
tendência a continuar, porque ler… é voar!
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