sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Conta-nos uma história…

Este ano letivo, o projeto Conta-nos uma história, em articulação com os docentes do 1.º ciclo do CE de Arcozelo, teve duas sessões, ambas em dezembro.
No dia 7, a Cláudia, irmã da Cristiana da turma A3B, da professora Fernanda Cunha, veio ler o poema História Antiga, de Miguel Torga. Um magnífico poema de Natal, muito bem lido.
Previamente, com a professora, os alunos pesquisaram a vida e a obra do autor, demonstrando interesse e um bom conhecimento acerca de Miguel Torga. Na biblioteca só aprenderam de novo a escolha do pseudónimo escritor, já que o seu nome verdadeiro era Adolfo Correia da Rocha.

Após a leitura da Cláudia, a turma mostrou ter percebido muito bem o poema, o que revela o interesse e a atenção com que o escutaram.




















No dia 9 foi a vez da turma A3A, da professora Aurora.
A Mariana, irmã do Tomás, veio contar uma história de Natal. Escolheu Não te esqueças de mim, Pai Natal!, de Norbert Landa, que conta a história de um ursinho chamado Simão, que tinha tanto medo que o Pai Natal se esquecesse dele que nem conseguia hibernar. Mas o Simão não se preocupava só consigo, também queria que os seus amigos não fossem esquecidos. Um conto ternurento que não deixa esquecer a partilha e a solidariedade nesta quadra tão especial.
Os alunos participaram ativamente, alegando que os presentes são importantes, mas o melhor do Natal é mesmo a união da família. Gostaram tanto que tiveram pena que a história depressa chegasse ao fim.
Duas sessões muito produtivas, em que todos estão de parabéns por tão bem protagonizarem mais uma homenagem à leitura: alunos, professoras e manas.



Sem comentários:

Enviar um comentário