sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dia Nacional do Pijama

       No dia 20 de novembro comemora-se em Portugal o Dia Nacional do Pijama, um dia solidário feito por crianças para ajudar outras crianças. Uma iniciativa da Mundos de Vida e da Missão Pijama com o principal objetivo de lembrar o direito que todas as crianças têm a crescer numa família.
       Este ano, porque o dia 20 foi num domingo, o dia foi assinalado na segunda-feira, dia 21. No Centro Educativo de Arcozelo uma das muitas atividades foi, como já acontece há três anos, ouvir a história que a Mundos de Vida preparou e que este ano se chama A fada partiu a asa. Mais uma narrativa maravilhosa sobre a grande aventura de educar uma criança. A história permite às crianças descobrir que em cada família há uma fada-boa e cinco fadas-ajudantes que auxiliam os pais na tarefa de fazerem crescer os seus filhos bem-educados.
     Meninos e meninas (e alguns adultos), confortáveis nos seus pijamas e acompanhados por amiguinhos de pelo, ouviram a história com muita atenção e participaram ativamente, sempre que lhes era pedido para o fazerem. Este ano, juntaram-se à professora bibliotecária os monitores Francisco, João, Maria e Matilde, da turma A4B, e a assistente operacional Carla Dantas, para uma leitura dinâmica e, sem dúvida, especial.
       Foram dinamizadas duas sessões, uma para o primeiro e o terceiro anos, outra para o segundo e o quarto.
       No final foi-lhes lançado um desafio: cada turma deveria decorar e atribuir um nome a uma fada. Desafio aceite e com resultados magníficos! Sugiram várias fadas: do amor, do silêncio, da natureza, do mar, das letras, das funcionárias, a fada Mimi… que se juntaram, como não poderia deixar de ser, à fada da biblioteca.
       Uma atividade magnífica, com a qual é possível perceber quão solidárias e conscientes da desigualdade estas crianças são.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.