sexta-feira, 15 de março de 2024



 

Dia da Liberdade de informação

Reconhecida pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas adotada em 1946, e dois anos mais tarde pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de informação “é um direito humano fundamental e alicerce de todas as liberdades às quais estão consagradas as Nações Unidas”, e requer, indispensavelmente, a vontade e capacidade de usar, e não abusar, dos privilégios, incluindo o direito de difusão, procura e de receber informação sem barreiras.

A sua pertinência foi também exacerbada na Declaração de Dakar em 2005, sobre os media e boa governança, a de Maputo em 2008, que veio promover a liberdade de expressão, autonomização e acesso à informação, e a de Brisbane em 2010, com o direito de saber.

Este Dia da Liberdade de Informação celebra-se anualmente a 16 de março, coincidindo com o dia do nascimento de James Madison, o “pai da Constituição” e antigo Presidente dos Estados Unidos da América.

Na atualidade, a liberdade de informação é também estendida às redes sociais e ao mundo digital, que, mais do que nunca, são ferramenta essencial na divulgação, melhorando o acesso de forma universal ao conhecimento e informação.

https://lidermagazine.sapo.pt/dia-da-liberdade-de-informacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário