FAQ



O serviço de referência da biblioteca escolar implica, da parte do professor bibliotecário e da equipa da biblioteca, um apoio ao utilizador na seleção, acesso e avaliação da informação útil/necessária, num determinado momento.

Este apoio é prestado presencialmente (na biblioteca escolar) e à distância. O apoio à distância materializa-se através da comunicação direta com o utilizador (recorrendo a diversos canais de comunicação, de forma síncrona ou assíncrona) ou através da disponibilização de informação organizada no blogue que serve de rosto digital da biblioteca escolar.


FAQ (Frequently asked questions) 
Espaço para questões e/ou esclarecimentos

Podem fazer-se empréstimos em todas as bibliotecas do agrupamento?

Sim. Os recursos das bibliotecas do agrupamento estão disponíveis para todos. É ainda possível fazer empréstimos entre as bibliotecas do concelho, incluindo a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, uma vez que todas fazem parte de um catálogo coletivo.

Os alunos podem requisitar para os pais ou outros familiares?

Sim, os alunos podem requisitar livros para a família, com o seu cartão de leitor.

Os encarregados de educação e outros membros da comunidade escolar podem requisitar nas BE do agrupamento?

Sim, desde que possuam cartão de leitor ou requisitem através dos seus educandos.

Como saber que recursos documentais estão disponíveis nas bibliotecas do agrupamento?

Através do catálogo coletivo, disponível em https://catalogo-biblioteca.cm-pontedelima.pt/

Que apoio é disponibilizado pelas bibliotecas escolares do agrupamento?

A biblioteca escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:

 - promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media;

 - disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;

 - facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais;

 - orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;

 - auxiliando a realização de atividades livres em articulação com os docentes e as famílias. 

Como se fazem referências bibliográficas nos trabalhos?

Para fazer corretamente referências bibliográficas nos trabalhos, podem ser seguidas as orientações dadas em https://www.b-on.pt/boas-praticas/como-fazer-referencias-bibliograficas/, estando a professora bibliotecária disponível para qualquer esclarecimento.

Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa?

Modo síncrono: Exclusivamente em dias úteis, das 14 às 16 horas, para docentes e alunos, através da Plataforma Teams.

Modo assíncrono: diariamente (24/24) através da Plataforma Teams (para professores e alunos do agrupamento; via email - be@aearcozelo.pt (para alunos, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação) e através das respostas às perguntas frequentes.

Qual é o tempo de resposta às dúvidas/solicitações?

O tempo médio de resposta é de 24 a 48 horas.

Com o regresso às aulas presenciais a 18 de maio, a biblioteca vai estar aberta?

Sim. O serviço de biblioteca funcionará de acordo com o plano de contingência definido para este serviço (apenas empréstimo domiciliário - das 9h00 às 13h00, de terça a quinta-feira).

Qual é o horário de funcionamento das bibliotecas escolares?

Normalmente, as bibliotecas escolares dos centros educativos de Lagoas e Refóios estão abertas de acordo com a disponibilidade dos assistentes operacionais e/ou docentes responsáveis pelo espaço. A biblioteca escolar de Arcozelo está aberta, de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, das 8h30 às 17h00.

Como proceder relativamente à entrega de livros enquanto as bibliotecas escolares estão fechadas?

Enquanto as bibliotecas escolares estão fechadas, os alunos devem ficar com os livros, procedendo à sua devolução quando estas reabrirem.

Os livros devolvidos ficarão em quarentena, por ordem de chegada, durante 24 horas.


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