sábado, 23 de março de 2024

 



                                    Entre as 20h30 21h30, desliga as luzes e ajuda o teu Planeta!


A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, o qual surgiu no dia 31 de Março de 2007, em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O sucesso foi de tal ordem que rapidamente milhões de pessoas em todo o mundo - isoladas, empresas, instituições e governos - aderiram, representando hoje o maior movimento global pela defesa do ambiente, com mais de 190 países e territórios unidos através de um gesto simbólico e/ou de ações que fazem a diferença e que inspiram.

Portugal foi um dos países que se juntaram logo em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.


https://www.alvorada.pt/index.php/sociedade/10860-hora-do-planeta-evento-dedicado-a-consciencializacao-para-a-proteccao-do-planeta-decorre-a-23-de-marco


sexta-feira, 22 de março de 2024

A poesia bate à porta


Assim foi celebrado o Dia da Poesia na 

nossa escola


        A preparação




        A atividade


    
     

             


        A alegria do público



sexta-feira, 15 de março de 2024



 

Dia da Liberdade de informação

Reconhecida pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas adotada em 1946, e dois anos mais tarde pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de informação “é um direito humano fundamental e alicerce de todas as liberdades às quais estão consagradas as Nações Unidas”, e requer, indispensavelmente, a vontade e capacidade de usar, e não abusar, dos privilégios, incluindo o direito de difusão, procura e de receber informação sem barreiras.

A sua pertinência foi também exacerbada na Declaração de Dakar em 2005, sobre os media e boa governança, a de Maputo em 2008, que veio promover a liberdade de expressão, autonomização e acesso à informação, e a de Brisbane em 2010, com o direito de saber.

Este Dia da Liberdade de Informação celebra-se anualmente a 16 de março, coincidindo com o dia do nascimento de James Madison, o “pai da Constituição” e antigo Presidente dos Estados Unidos da América.

Na atualidade, a liberdade de informação é também estendida às redes sociais e ao mundo digital, que, mais do que nunca, são ferramenta essencial na divulgação, melhorando o acesso de forma universal ao conhecimento e informação.

https://lidermagazine.sapo.pt/dia-da-liberdade-de-informacao/