domingo, 14 de maio de 2023

Conta-nos uma história

        

Nos dias 11 e 12 de maio tivemos mais duas sessões do Projeto Conta-nos uma história.

No dia 11, a mamã da Maya, Wanessa da Luz, veio contar a história Como se fazem amigos?, de Tom Percival, à turma da sua filha – A2A.

É a história da Rosa, para quem é muito fácil fazer todo o tipo de coisas…mas muito difícil fazer amigos.

Um livro ternurento e emocionante sobre as alegrias e as dificuldades de fazer amigos.

O livro perfeito para introduzir nas crianças o conceito de amizade e ajudá-las a perceber a importância de aceitar-se a si e aos outros exatamente como são.

Meninos e meninas perceberam muito bem a mensagem da história que ouviram e até partilharam as sua vivências neste âmbito.













No dia 12 recebemos a avó do Lourenço, a D. Fátima Martins, que é também assistente operacional da nossa escola e veio contar a história à turma do seu neto – A1A.

A história escolhida por avó e neto foi Dom Leão e Dona Catatua, de Manuela Micaelo.

Num ambiente repleto de ternura, este livro apela ao imaginário infantil e convida as crianças a brincar com as palavras e a descobrir os primeiros mistérios da linguagem.

As crianças ficaram muito satisfeitas com mais esta sessão de leitura, mostrando-se encantadas com o que viram e ouviram.

Este momento de leitura teve também outros ouvintes: o nosso Diretor, Manuel Amorim, as coordenadoras interconcelhias da Rede de Biblioteca Escolares, Carla Gandra e Raquel Ramos, e dois holandeses ao serviço da Fundação Lezen, Bart Droogers e Caroline Heijer, que vieram a Portugal observar o trabalho que é desenvolvido nas bibliotecas escolares portuguesas, uma vez que a Fundação a que pertencem tem como objetivo que as crianças holandesas descubram o prazer de ler e se tornem leitoras permanentes.


 













Mais dois momentos magníficos de leitura, partilha e ternura entre escola e famílias.

Obrigada, D. Wanessa e Maya; obrigada D. Fátima e Lourenço, pela disponibilidade e colaboração!


Sem comentários:

Enviar um comentário