A Biblioteca Municipal de
Ponte de Lima deu continuidade ao Projeto Biblioteca Inclusiva, Biblioteca para
Todos, destinado aos alunos dos
Centros de Apoio à Aprendizagem. O nosso agrupamento continua a ser um dos
beneficiários, em articulação com a biblioteca escolar.
A
primeira das três sessões, dinamizadas pela dinâmica animadora Sara Veríssimo,
decorreu na manhã do dia 17 de janeiro.
A
história trabalhada foi Oh!, de Josse
Goffin, um livro sem texto que joga com os duplos sentidos, as
adivinhas visuais. Não conta uma história com princípio, meio e fim, mas, ao
longo das suas páginas, vão surgindo imagens independentes - ainda que
relacionadas entre si -, formando uma estrutura encadeada. As páginas são
desdobráveis, sendo que a primeira juntamente com a seguinte apresentam uma
ilustração; mas, quando se abre esta última, forma-se uma imagem distinta.
Estabelece-se assim um jogo entre o que se vê e o que se esconde; o que parece
uma coisa transforma-se noutra... A esta criação imaginativa e surpreendente, soma-se
ainda uma coleção de ilustrações que se destacam pelo seu caráter plano,
descritivo e fácil de entender, uma obra que permite estabelecer um livre
exercício de narração, enquanto se tenta adivinhar que figuras se escondem por
detrás de cada página. O resultado é que as crianças identificam as imagens,
espantam-se e surpreendem-se - dai o título -, quando descobrem a parte
desconhecida de cada uma; aprendem a sequência e a direcionalidade das imagens,
ao mesmo tempo que desenvolvem a sua imaginação.
Os alunos puderam ainda jogar com formas e texturas.
A segunda sessão foi no dia 28 de março e coincidiu com a Semana da Leitura, tendo sido agregada à atividade Chá com livros. Nesta sessão participaram, também, os alunos da turma 6, do sexto ano, a turma da Clara.
A história foi Ainda nada?, de
Christian Voltz, Com um texto aparentemente simples, "Ainda nada?"
encerra uma mensagem fundamental: a descoberta da paciência e a virtude da
perseverança. Através do processo do nascimento e crescimento de uma planta,
Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as suas frustrações,
mas também com as suas satisfações.
As originais ilustrações deste álbum,
ornamentadas com jogos tipográficos, combinam uma mescla de elementos em relevo,
entre os quais se destaca a utilização do arame e de materiais reciclados.
Simples, mas não simplistas, todos eles contribuem para a criação de um elevado
grau de atração e ternura.
Após a leitura, a Sara
convidou os alunos do CAA, com a ajuda das professoras de Educação Especial e
dos colegas do 6.º B, a semear flores em vasos.
A seguir foi a hora do chá e dos bolinhos. Uma delícia!
Momentos excecionais de aprendizagem, convívio, partilha e, acima de tudo, inclusão.
Obrigada, Sara, esperamos ansiosamente pela próxima
sessão!
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