terça-feira, 17 de dezembro de 2019



Histórias da BE

          Continuando o Projeto Histórias da BE, destinado ao pré-escolar, durante o primeiro período foram trabalhadas quatro histórias.
       No âmbito da alimentação, “A horta do Simão”, de Rocío Alejandro, trouxe-nos a história do coelho Simão que, como todos os anos, decidiu semear as suas cenouras. A primeira coisa que fez foi construir uma cerca em redor da sua horta. Depois preparou a terra e plantou muitas cenouras, até que os vizinhos lhe sugeriram que plantasse alfaces, tomates, beringelas… e a horta cresceu, enchendo-se não só de vegetais como também de agricultores muito especiais: a galinha, a cabra, a porca, a raposa…

         Ainda sobre a importância de uma boa alimentação, “O menino que não gostava de sopa”, de Cidália Fernandes, relata as recusas do João em comer a sopa, apesar das insistências da mãe. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve muito verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável.  Imaginem o espanto da mãe quando, passado algum tempo, o João lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!...
        Para falar de solidariedade e entreajuda, surgiu o conto clássico “Os anõezinhos e o sapateiro”: um sapateiro e a sua mulher estavam muito preocupados porque não tinham comida, nem dinheiro para a comprar, e na oficina havia apenas um pedacinho de cabedal que só dava para fazer um único par de sapatos. O sapateiro resolveu, então, deixar o trabalho para o dia seguinte. No dia seguinte, ao abrir a porta da oficina, ficou muito admirado, pois em cima da sua banca de trabalho não estava o pedaços de cabedal, mas um par de sapatos muito brilhantes, muito bem feitos, bem cosidos que foram rapidamente vendidos. Quem teria feito esta obra maravilhosa?










             Para assinalar a quadra natalícia, a história escolhida foi “Camila celebra o Natal”, de Aline de Pétigny. As narrativas da Camila retratam os medos e as inseguranças, as alegrias e as tristezas, as “birras” e as travessuras, os jogos e as brincadeiras das crianças, assim como a inocência e a imaginação, a alegria e a “traquinice”, a doçura e a teimosia, a curiosidade e a ousadia... Nesta história de Natal, Camila mostra o seu lado bem comportado, carinhoso e bondoso, pois colabora com os pais nos preparativos para receber a família no Natal e elabora, com a ajuda da mamã, pequenos presentes para os seus familiares, não se esquecendo do seu ursinho…
        Belíssimas narrativas, com personagens que fazem as delícias dos pequenos ouvintes, cujos temas são um apelo à cooperação, à amizade, à partilha, à solidariedade…

Porque a leitura também faz crescer…

Sem comentários:

Enviar um comentário