terça-feira, 4 de junho de 2019

Sábado na BE!
       
       Dando continuidade às sessões de Sábado na BE!, foram quatro – de janeiro a abril – os sábados com histórias e atividades práticas. Duas horas sempre motivadoras e com muitas dinâmicas, que continuam agradar aos participantes, crianças e adultos
       “Donde vem a pimenta?”, de Manuela Olten e Briggite Rabb, Amélia quer um cão, Tim Bowley , “Ciclo do pão”, de Cristina Quental e Mariana Magalhães, e “A montanha de livros mais alta do mundo”, de Rocio Bonilla, foram as histórias que nos fizeram imaginar, viajar, sonhar, crescer…, com temas vários e variados, que permitem diálogos únicos com as crianças, sempre tão espontâneas. 

       Sinopses:
       “Donde vem a pimenta?” – Sete perguntas e catorze respostas - uma maneira divertida de aprender! "Vai ao lugar onde a pimenta cresce!" Mas, na verdade, de onde vem a pimenta? Por que é que os ursos hibernam? Por não serem capazes de arranjar um casaco de inverno que lhes sirva, e o inverno é muito frio sem casacos? Não, claro que não! O caso é que os ursos não conseguem encontrar comida suficiente durante o inverno. É por isso que se fartam de comer durante o resto do ano, para ficarem gordos e quentes, para poderem passar a estação fria no seu covil. As crianças deste livro, que são muito inteligentes, sabem de onde vem a pimenta, por que é que os caracóis trazem a casa às costas, e sabem que a baleia não é um peixe, assim como muitas outras coisas. Mas é muito mais divertido pensar nas mais loucas respostas às perguntas, antes de olhar para as respostas certas! Este é um álbum ilustrado especial - divertido e informativo, para crianças e para os seus pais, - com ilustrações invulgares e muito engraçadas.
       “Amélia quer um cão”Às vezes é preciso ir por linhas tortas para alcançar uma meta; nem sempre o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha reta. É esta a estratégia de Amélia quando mete na cabeça adotar um cão... Desde uma águia a uma baleia, passando por um cavalo ou um elefante, as tentativas de Amélia para convencer o seu pai são cada vez mais disparatadas. Além de uma divertida história sobre quão espertas podem ser as crianças e a pouca atenção que os adultos lhes prestam perante assuntos aparentemente banais, o conto destaca-se pela sua vincada estrutura. Tim Bowley recorre aos esquemas da literatura oral - estrutura acumulativa e elementos repetitivos - para captar a atenção dos leitores. Uma obra de grande colorido e uma proposta estética à base de técnica mista e colagem, para aproximar as crianças de conceitos como a responsabilidade, aplicada às obrigações que implica cuidar de um animal doméstico, que animais são suscetíveis de ser domesticados e quais é que devem viver em liberdade pelo seu caráter selvagem.
       “Ciclo do pão” A professora Tita entrou na sala carregando um enorme tabuleiro cheio de plantas. Para que serviriam…? Depois de muitas descobertas na sala de aula, eis que a turma parte para mais uma visita de estudo, percorrendo o circuito dos cereais, passando por um moinho, uma moagem até chegar à padaria da Ana.
       E foi uma Ana, a Ana Osório, mãe do Telmo e do Vasco, que veio participar nesta sessão de Sábado na BE, fazendo-nos um delicioso pão. Toda a gente adorou! Obrigada, Ana Osório! 

          “A montanha de livros mais alta do mundo” – Lucas estava convencido de que nascera para voar. Olhava para os aviões, tentava inventar asas de todos os tipos, e até pediu para aprender a voar como presente de Natal! Mas nada funcionava… Um dia, a sua mãe explicou-lhe que havia outras maneiras de realizar o seu sonho e pousou-lhe um livro nas mãos. Nesse mesmo dia, sem perceber, Lucas começou a voar… Um livro para despertar a imaginação em leitores de qualquer idade.
       Todas as sessões, como habitualmente, tiveram um ateliê associado, nos quais miúdos e graúdos continuam a pôr a imaginação em funcionamento, num apelo à criatividade. 








       Porque ler… é voar!

Próxima sessão: 8 de junho. Não faltes!


Sem comentários:

Enviar um comentário