terça-feira, 26 de março de 2019

Dia Mundial da Árvore… e da Poesia

            No dia 21 de março, no âmbito da(s) Semana(s) da Leitura, das comemorações dos Dias da Árvore e da Poesia, e do Projeto Nós e a Natureza, as turmas do 3.º ano do Centro Educativo de Arcozelo vieram à BE ouvir a história “A floresta d’água”, de Jorge Salgueiro, uma história que ilustra a destruição da floresta pelo Homem, confrontando os pequenos leitores com as preocupações ambientais tão pertinentes nos tempos que correm. Através da aventura de uma Gotinha d'Água, cujo percurso ilustra o ciclo da água, as crianças entram em contacto com os quatro elementos representados na história: água, terra, ar e fogo. 
            O livro inclui um CD áudio, cuja música acompanha devidamente as várias partes da história. Terminada a leitura e após o diálogo acerca dos acontecimentos, os alunos foram convidados a ouvir alguns excertos do CD e a identificar os momentos da história que a música lhes sugeria, revelando grande sensibilidade quer para a música quer para a temática tratada.
           

Foi uma sessão muito dinâmica, em que os alunos participaram ativamente, revelando conhecimento sobre os problemas que afetam as nossas florestas, nomeadamente devido ao flagelo provocado pelos incêndios, falando da importância das florestas e do que podemos fazer para as proteger.




Sem comentários:

Enviar um comentário