Este
período foram dinamizadas quatro sessões de formação de utilizadores na
biblioteca escolar.
A
primeira, no dia 15 de janeiro, no âmbito da disciplina Cidadania e
Desenvolvimento, foi sobre a dinâmica da iniciativa Miúdos a votos, com a turma 7.º D, acompanhada pela sua Diretora de
Turma, professora Madalena Rodrigues. Os alunos quiseram tomar conhecimento da
iniciativa, uma vez que, em março, iriam participar, enquanto eleitores, na
votação dos “livros + fixes”, tendo-lhes sido dado a conhecer os objetivos, as
fases e a respetiva calendarização do processo eleitoral.
A
turma demonstrou ter já algum conhecimento sobre como se processam as eleições,
pelo que a sessão foi bastante agradável e profícua.
No
dia 18 de janeiro, a turma A1A, acompanhada pela professora titular, Fernanda
Cunha, visitou a biblioteca escolar para aprender sobre o espaço: a sua divisão
por zonas, o que pode ser feito na biblioteca e, ainda, receber os cartões de
leitor e ficar a saber como requisitar livros, e outros recursos, para
empréstimo domiciliário e/ou para consulta na biblioteca. A turma A1B, com o
professor Eduardo Sousa, também fez esta formação, mas em março, no dia 14.
Esta turma aproveitou a visita à biblioteca para mostrar as suas competências
leitoras, tendo lido cada um uma frase do livro “O Livro da Paz”, de Todd Parr,
que nos diz que paz é viajar para
sítios diferentes, é manter alguém quentinho, ter um lar, entre muitas outras
formas de paz.
Ambas as turmas participaram ativa e
entusiasticamente, dando um grande valor ao espaço da biblioteca, o qual
utilizam frequentemente.
No dia 29 de janeiro foi a vez da
turma 5.º A, com a sua Diretora de Turma, professora Cristina Silva, vir à
biblioteca. A turma fez formação no âmbito da literacia da informação para
poder pôr em prática a sua pesquisa sobre animais e plantas. Depois de perceberem as fases de uma
pesquisa, com base no modelo Big Six
(seis passos para a elaboração de um trabalho de pesquisa), e os recursos que
podem utilizar, a professora bibliotecária disponibilizou-lhes revistas, livros
e enciclopédias, e deu-lhes a conhecer alguns sítios na internet aos quais
podiam aceder para realizar o trabalho pretendido. A turma mostrou-se bastante
interessada e participativa, tendo posto em prática os conhecimentos adquiridos
logo na sessão de formação. Estes alunos voltaram mais algumas vezes à biblioteca
escolar, para desenvolverem e concluírem os seus trabalhos, mostrando-se
bastante autónomos, provando que tinham percebido bem como se faz um trabalho
de pesquisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário