terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Um beijo para o urso pequeno 
Else Holmelund Minarik e Maurice Sendak

No âmbito do Projeto da Biblioteca Municipal - Estudar, Ler, Imaginar, Aprender - a animadora Sara Veríssimo e a colega Tânia Paiva vieram à biblioteca contar a história Um beijo para o Urso Pequeno.  
Mais uma vez, cantaram e encantaram. Os alunos puderam participar como personagens, proporcionando e usufruindo de momentos de leitura inigualáveis. 


Gosto mesmo deste desenho - disse o Urso Pequeno. - Olá, Galinha. Este desenho é para a Avó. - Podes levá-lo? - Claro - disse a Galinha. A Avó ficou contente e disse: - Este beijo é para o Urso Pequeno. - Podes levá-lo, Galinha? - Com muito gosto. 
"Um beijo para Urso Pequeno" é uma narrativa breve, humorística, carregada de amor e afeto. Afeto do Urso Pequeno para com a Avó, a quem oferece um desenho, que ela por sua vez agradece com um beijo que se vai transmitindo de animal para animal, entre os habitantes do bosque, até chegar ao seu destinatário final. Um beijo itinerante e acumulativo que acaba por ramificar numa história de amor paralela com um final feliz para toda esta adorável vizinhança. Publicado pela primeira vez em 1968, este clássico de Else Holmelund Minarik e Maurice Sendak destaca-se pela simplicidade do texto e pela ternura das suas personagens, aqui humanizadas. A personalidade de Urso Pequeno faz com que os seus leitores infantis se identifiquem com ele, não só pela sua simpatia, mas também pela sua espontaneidade. Em consonância com os restantes títulos da série de que este livro faz parte, as requintadas ilustrações de Sendak remetem para as gravuras antigas, de composição clássica, com figuras de grande expressividade integradas em cenários, sobretudo naturais, muito detalhados e elaborados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.