quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


No próximo dia 11 de dezembro, Manoel Oliveira faz 106 anos.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira é um cineasta português e, segundo se diz, o mais velho realizador do mundo em atividade.

Ao longo da sua carreira de cineasta, Manoel de Oliveira tem alcançado diversos prémios. Entre outros, recebeu no Festival de Veneza o Leão de Ouro Especial do Júri, com Le Soulier de Satin, e o Grande Prémio Especial do Júri, com a A Divina Comédia.
O conjunto da sua obra foi também, diversas vezes, objeto de homenagem, tanto em Portugal (1979, Festival de Cinema da Figueira da Foz) como no estrangeiro, nomeadamente Itália (1994, Prémio David Donatello) e Israel (1998, Prémio Obra de Uma Vida, do Festival de Cinema de Jerusalém).


O aniversário de Manoel de Oliveira será assinalado com a estreia em Portugal do seu mais recente filme, 'O Velho do Restelo', e com a exibição, nas salas de cinema, de três curtas-metragens relacionadas com o Porto, sua cidade natal: ‘Douro, Faina Fluvial’ (1931), ‘O Pintor e a Cidade’ (1956), ‘Painéis de São Vicente de Fora - Visão Poética’ (2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.