sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Halloween

https://www.istockphoto.com/pt/vetorial/happy-halloween-typography-poster-with-handwritten-calligraphy-text-gm844191536-138150861

Já se sente o Halogeneto em todo lado!

Na nossa escola já se encontram os enfeites espalhados por todo lado, graças à boa vontade dos nossos alunos.


Esta tradição teve origem no povo celta, povo que habitava as Ilhas Britânicas. Este celebrava o festival Samhain, festa da colheita (uma celebração de uma religião pagã séculos antes do cristianismo na região).

Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Em Portugal também existem algumas tradições. Vamos conhece-las?

1.    Noite das Bruxas (Montalegre, Vilar de Perdizes)

2.    Festa da Cabra e do Canhoto (Bragança, Cidões)

3.    Bolinhos e Bolinhóis (Coimbra)

4.    Caspíadas (Açores)

                                               5.    Pão por Deus


Se queres saber mais sobre estas tradições consulta o site:

https://www.portugal-actual.com/blog/params/post/4354321/como-e-o-halloween-em-portugal-6-tradicoes-portuguesas

sábado, 5 de outubro de 2024

 


https://www.fashionbubbles.com/datas-comemorativas/dia-do-professor/

Parabéns, professores

Papel e canetas na mão
Mas antes de tudo
Muito amor no coração
Vai começar a explicação
Por favor, prestem a atenção
Primeiro vou passar a lição
Façam, mas sem obrigação
É apenas um dever
Onde nós vamos juntos aprender
Porque professor sou eu
E também pode ser você
Alunos, valorizem este profissional
Que tanto se dá por nós
Usando e abusando da voz
Dedicando-se do início ao final
Parabéns, profissionais
Da tão importante educação,
Formadores de homens,
Meninos e meninas,
Dos mais velhos ao público infantil,
Que são as alegrias de hoje
E que amanhã serão
O futuro ...

Reff Carvalho


Agradeço aos vários professores da minha vida.

Aqueles aos que, quando olhei, já estavam em outro caminho.

Agradeço a todos que um dia me falaram "não". Foi assim que encontrei o meu destino!

Daniel Devitto Zákia


quarta-feira, 12 de junho de 2024

 

São três dos santos, todos eles figuras importantes da Igreja, quo o povo adotou e celebra com arraiais, fogueiras, danças e muita alegria. Muitas tradições pagãs se encontram ligadas a estes dias, que são os mais longos do ano.

sábado, 8 de junho de 2024

Dia Mundial dos Oceanos


Já imaginou a sua vida sem os oceanos? Sem a sua biodiversidade e beleza?

No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos. Este dia foi decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ainda que já fosse celebrado em muitos países desde 1992, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que teve lugar no Rio de Janeiro, nesse ano.

Em 2024, o tema desta comemoração é: Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima. Este tema visa proporcionar a milhares de organizações e milhões de indivíduos oportunidades tangíveis para proteger e restaurar os nossos oceanos.

​A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos e também o dever de utilizarmos os recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos. Aquários, centros científicos e instituições de investigação, ONG, comunidades e governos de todo o mundo mobilizam-se em torno de iniciativas que visam comemorar este dia e, obviamente, os nossos oceanos​.

https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-mundial-oceanos.aspx


sábado, 1 de junho de 2024

Dia mundial da criança

 

Dia Mundial da Criança




Foi a seguir à II Guerra Mundial, em 1950, que surgiu o Dia da Criança , Muitos meninos tinham perdido os pais, viviam na miséria e tinham de trabalhar em vez de irem para a escola.

As Nações Unidas, alguns anos mais tarde, vieram a aprovar os Direitos da Criança, que, infelizmente, não protege ainda todas as crianças do mundo.

É costume, neste dia dar um presente aos mais novos.

In O Livro das Datas, Luísa Ducla Soares

 



I


quarta-feira, 29 de maio de 2024

A vaca das cordas

 

A Vaca das Cordas

Existe desde tempos remotos na vila de  Ponte de Lima [Minho] o peculiar costume de, anualmente, na véspera do dia de Corpo de Deus, correr uma vaca preta presa e conduzida pelos ministros da função que assim procedem com o auxílio de três longas cordas.

Esse divertimento, cuja verdadeira origem se desconhece, mas que ainda se mantém e parece ganhar ainda mais popularidade, atraindo à terra numerosos forasteiros, era outrora executada por dois moleiros que a isso eram obrigados sob pena de prisão, conforme determinavam as posturas municipais.

Muitos desses moleiros eram oriundos da Freguesia de Rebordões – Santa Maria, localidade que possuía numerosos moinhos e que, com a sua decadência, os moleiros da terra emigraram para o Brasil, fixando-se muitos em Goiás.

https://folclore.pt/a-vaca-das-cordas/



quinta-feira, 23 de maio de 2024

 

Dia Internacional da Biodiversidade 2024

O Dia Internacional da Diversidade Biológica celebra-se anualmente a 22 de maio e baseia-se na Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992).

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais. 

O tema deste ano é «Faça parte do Plano». Pretende-se com este tema que haja um envolvimento ativo de todos, para que em conjunto, se pare e inverta a perda de biodiversidade, apoiando a aplicação do Quadro Mundial para a Biodiversidade de Kunming-Montreal, também designado por Plano de Biodiversidade.

Os governos, os povos indígenas e as comunidades locais, as organizações não-governamentais, os legisladores, as empresas e os indivíduos são encorajados a destacar as formas como, atualmente, estão a apoiar a implementação do Plano de Biodiversidade.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral da ONU, a 20 de dezembro de 2000.

“Faça parte do Plano”

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-diversidade-biologica


quarta-feira, 22 de maio de 2024

22 de Maio — Dia do Autor Português



O Dia do Autor Português é assinalado a 22 de maio desde 1982. Esta data foi instituída pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), numa iniciativa do maestro Nóbrega e Sousa. Este dia coincide com o aniversário da SPA, parceira corporativa da INCM, que tem por missão gerir os direitos de autor bem como representar todos os autores portugueses (também os seus sucessores e cessionários) das áreas literárias e artísticas que nela estejam inscritos.
Atualmente a SPA conta com cerca de 25 mil inscritos.

https://imprensanacional.pt/22-de-maio-dia-do-autor-portugues/

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril



A biblioteca escolar de Arcozelo celebra os 50 anos do 25 de abril, com uma exposição que retrata momentos marcantes da Revolução dos Cravos, com fotografias, documentos históricos e testemunhos de quem viveu esse período de mudança, assim como livros do espólio do Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.



terça-feira, 23 de abril de 2024

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

​O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Capital Mundial do Livro

A UNESCO designou Estrasburgo a Capital Mundial do Livro em 2024, destacando o facto de aquela cidade francesa usar o livro «como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas».

As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor


 

terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia Mundial da Voz



            A voz é o nosso instrumento mais precioso para comunicar e sociabilizar. Apesar de ser gratuita, temos que saber cuidar e preserva-la, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.

Cuidados a ter com a voz

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercício físico
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência
 

sábado, 23 de março de 2024

 



                                    Entre as 20h30 21h30, desliga as luzes e ajuda o teu Planeta!


A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, o qual surgiu no dia 31 de Março de 2007, em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O sucesso foi de tal ordem que rapidamente milhões de pessoas em todo o mundo - isoladas, empresas, instituições e governos - aderiram, representando hoje o maior movimento global pela defesa do ambiente, com mais de 190 países e territórios unidos através de um gesto simbólico e/ou de ações que fazem a diferença e que inspiram.

Portugal foi um dos países que se juntaram logo em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.


https://www.alvorada.pt/index.php/sociedade/10860-hora-do-planeta-evento-dedicado-a-consciencializacao-para-a-proteccao-do-planeta-decorre-a-23-de-marco


sexta-feira, 22 de março de 2024

A poesia bate à porta


Assim foi celebrado o Dia da Poesia na 

nossa escola


        A preparação




        A atividade


    
     

             


        A alegria do público



sexta-feira, 15 de março de 2024



 

Dia da Liberdade de informação

Reconhecida pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas adotada em 1946, e dois anos mais tarde pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de informação “é um direito humano fundamental e alicerce de todas as liberdades às quais estão consagradas as Nações Unidas”, e requer, indispensavelmente, a vontade e capacidade de usar, e não abusar, dos privilégios, incluindo o direito de difusão, procura e de receber informação sem barreiras.

A sua pertinência foi também exacerbada na Declaração de Dakar em 2005, sobre os media e boa governança, a de Maputo em 2008, que veio promover a liberdade de expressão, autonomização e acesso à informação, e a de Brisbane em 2010, com o direito de saber.

Este Dia da Liberdade de Informação celebra-se anualmente a 16 de março, coincidindo com o dia do nascimento de James Madison, o “pai da Constituição” e antigo Presidente dos Estados Unidos da América.

Na atualidade, a liberdade de informação é também estendida às redes sociais e ao mundo digital, que, mais do que nunca, são ferramenta essencial na divulgação, melhorando o acesso de forma universal ao conhecimento e informação.

https://lidermagazine.sapo.pt/dia-da-liberdade-de-informacao/