sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Sábado na BE!
          
     As sessões de sábado na BE acontecem desde 2009, ou seja, há já sete anos.
     Entre as dez e o meio-dia, foram já muitas as histórias contadas e inúmeros os ateliês dinamizados.
     Este ano letivo foram já dinamizadas três sessões.
    A história de outubro, A que sabe a lua?, de Michael Grejniec apelou à imaginação das crianças presentes, para quem a lua “é doce” ou “sabe a queijo”. Quem nunca sonhou dar uma trincadela na lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la.", provando que o trabalho de equipa é um excelente meio para alcançar um fim comum. Aproveitando para estabelecer uma ligação ao Dia Mundial da Alimentação e ao Halloween, o ateliê consistiu num marcador decorado para as refeições dos pequenos participantes.
    Em novembro, O canteiro dos livros, de José Jorge Letria fez-nos imaginar um canteiro no qual, para além das flores, nascem livros. Imagine-se uma criança que estabelece com esses livros uma relação de cumplicidade e de mistério que se transforma num segredo bem guardado. O canteiro dos livros é uma narrativa para crianças e para adultos, pois celebra a paixão pelos livros e pela leitura, evidenciando a importância que têm, ou deveriam ter, nas nossas vidas, o saber e a magia que habitam nos livros. Após a leitura, cada menino/a elaborou um requintado marcador de livros.
    Em dezembro, como não podia deixar de ser, uma história de Natal, cheia de mensagem e magia, tão próprias desta quadra, A mais bela árvore de Natal, de Marie Duval e Alain Jost, numa homenagem a um dos principais símbolos do Natal – a árvore –, mas sem esquecer a preservação do meio ambiente. E para mais tarde recordar, o trabalho desenvolvido nesta sessão foi decorar um ou mais moldes de pinheiro de Natal para integrar a decoração da árvore de cada um.
    Momentos únicos entre miúdos e graúdos, sempre prontos a ajudar os mais pequeninos nas tarefas após a sessão de leitura.

    Um projeto com tendência a continuar, porque ler… é voar!





Histórias da BE!
          
           Dando continuidade ao projeto mensal Histórias da BE!, a ser desenvolvido com sete turmas de JI, concretamente, Arcozelo, Brandara e Cepões, foram dinamizadas três sessões de leitura: outubro, novembro e dezembro.
         Em outubro, a história Kiko, o dentinho de leite. um dentinho de leite que vive na boca do Tomás, sensibilizou crianças e adultos para a importância da higiene oral. Uma narrativa que não deixa ninguém indiferente.
          Em novembro, Elmer, o elefante xadrez da autoria de David L. McKee, apelou à igualdade entre as diferenças, deixando perceber que cada um é como é, e que ser diferente pode ser muito interessante, porque isso torna a pessoa muito especial.
           Em dezembro, o indiscutível brilho do Natal trouxe A oficina do Pai Natal, de Manuela Mota Ribeiro, uma viagem mágica a um lugar de sonho para todas as crianças.
        Histórias da BE, em sala de aula, em auditório ou na BE, é um projeto sempre muito bem acolhido por todos (crianças, educadoras, auxiliares), resultando em momentos inigualáveis de aprendizagem, fantasia, boa disposição e de grande motivação para a leitura.






Conta-nos uma história…

Este ano letivo, o projeto Conta-nos uma história, em articulação com os docentes do 1.º ciclo do CE de Arcozelo, teve duas sessões, ambas em dezembro.
No dia 7, a Cláudia, irmã da Cristiana da turma A3B, da professora Fernanda Cunha, veio ler o poema História Antiga, de Miguel Torga. Um magnífico poema de Natal, muito bem lido.
Previamente, com a professora, os alunos pesquisaram a vida e a obra do autor, demonstrando interesse e um bom conhecimento acerca de Miguel Torga. Na biblioteca só aprenderam de novo a escolha do pseudónimo escritor, já que o seu nome verdadeiro era Adolfo Correia da Rocha.

Após a leitura da Cláudia, a turma mostrou ter percebido muito bem o poema, o que revela o interesse e a atenção com que o escutaram.




















No dia 9 foi a vez da turma A3A, da professora Aurora.
A Mariana, irmã do Tomás, veio contar uma história de Natal. Escolheu Não te esqueças de mim, Pai Natal!, de Norbert Landa, que conta a história de um ursinho chamado Simão, que tinha tanto medo que o Pai Natal se esquecesse dele que nem conseguia hibernar. Mas o Simão não se preocupava só consigo, também queria que os seus amigos não fossem esquecidos. Um conto ternurento que não deixa esquecer a partilha e a solidariedade nesta quadra tão especial.
Os alunos participaram ativamente, alegando que os presentes são importantes, mas o melhor do Natal é mesmo a união da família. Gostaram tanto que tiveram pena que a história depressa chegasse ao fim.
Duas sessões muito produtivas, em que todos estão de parabéns por tão bem protagonizarem mais uma homenagem à leitura: alunos, professoras e manas.



As aventuras de Pinóquio

A Companhia de Teatro de Coimbra – AtrapalhArte – esteve neste agrupamento pelo quinto ano consecutivo.
Desta vez vieram dinamizar a peça As aventuras de Pinóquio, numa adaptação da obra homónima, da autoria de Carlo Collodi. Nos dias 28, 29 e 30 de novembro fizeram, uma vez mais, as delícias de todos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, que aguardavam estes dias com grande expectativa, pois sabem que com os AtrapalhArte a diversão é garantida.
            Com muita alegria e cor, muita música, muito movimento e muita arte na representação, estes fantásticos atores apresentaram um espetáculo hilariante, divertindo miúdos e graúdos.
            A Companhia volta em janeiro, com outros elencos e duas peças novas: Alibabá e os quarenta ladrões, numa adaptação da obra das Metas Curriculares do sexto ano para os alunos do segundo ciclo, e Bichos, uma adaptação da obra de Miguel Torga, para os alunos do sétimo ano, embora esta já tenha estado em cartaz por cá no passado ano letivo.

            



Leitura e reciclagem

O Projeto Escutar, ler… imaginar e aprender, uma parceria com a Biblioteca Municipal, mantém-se este ano letivo em todas as bibliotecas do agrupamento e nos jardins de infância não integrados em centros educativos, uma vez que foi estruturado para alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. Inserido na promoção do livro e da leitura, uma vez por período, a animadora Sara Veríssimo enche as nossas bibliotecas e salas de pura magia através das histórias, da música e, às vezes, da dança.
        Uma iniciativa excelente que incentiva à leitura, permite a descoberta do livro e desperta o espírito crítico.
Este período, a Sara trouxe a história dos Três R para recordar que é fundamental reciclar, contribuindo para que o planeta Terra fique menos poluído e mais agradável de habitar.
Como sempre, a Sara proporcionou bons momentos de leitura, de convívio e de formação cívica.

Pequenos gestos, no nosso dia a dia, poderão fazer a diferença e é com esse objetivo que em cada sala existem ecopontos, para separar/reciclar o papel e o plástico.



Dia Nacional do Pijama

       No dia 20 de novembro comemora-se em Portugal o Dia Nacional do Pijama, um dia solidário feito por crianças para ajudar outras crianças. Uma iniciativa da Mundos de Vida e da Missão Pijama com o principal objetivo de lembrar o direito que todas as crianças têm a crescer numa família.
       Este ano, porque o dia 20 foi num domingo, o dia foi assinalado na segunda-feira, dia 21. No Centro Educativo de Arcozelo uma das muitas atividades foi, como já acontece há três anos, ouvir a história que a Mundos de Vida preparou e que este ano se chama A fada partiu a asa. Mais uma narrativa maravilhosa sobre a grande aventura de educar uma criança. A história permite às crianças descobrir que em cada família há uma fada-boa e cinco fadas-ajudantes que auxiliam os pais na tarefa de fazerem crescer os seus filhos bem-educados.
     Meninos e meninas (e alguns adultos), confortáveis nos seus pijamas e acompanhados por amiguinhos de pelo, ouviram a história com muita atenção e participaram ativamente, sempre que lhes era pedido para o fazerem. Este ano, juntaram-se à professora bibliotecária os monitores Francisco, João, Maria e Matilde, da turma A4B, e a assistente operacional Carla Dantas, para uma leitura dinâmica e, sem dúvida, especial.
       Foram dinamizadas duas sessões, uma para o primeiro e o terceiro anos, outra para o segundo e o quarto.
       No final foi-lhes lançado um desafio: cada turma deveria decorar e atribuir um nome a uma fada. Desafio aceite e com resultados magníficos! Sugiram várias fadas: do amor, do silêncio, da natureza, do mar, das letras, das funcionárias, a fada Mimi… que se juntaram, como não poderia deixar de ser, à fada da biblioteca.
       Uma atividade magnífica, com a qual é possível perceber quão solidárias e conscientes da desigualdade estas crianças são.




Encontros com autores

Durante o primeiro período tivemos o privilégio de contactar com três escritores.
No dia vinte de outubro recebemos Paula Ruivo, que veio apresentar o seu mais recente livro, Não quero ser o que sinto…, que conta a história do Simão, um jovem com dezasseis anos, cuja vida muda e toma um rumo que jamais imaginaria; surgem desafios enormes e um suposto sem-abrigo poderá mesmo ser a melhor e única ajuda que o Simão encontra quando começa a ser vítima de agressões por parte de dois novos colegas. Mas a vida não para de o surpreender e uma paixão, a primeira paixão, que tem de ignorar para se manter a salvo, desperta. Conseguirá o Simão voltar a sorrir? Conseguirá rumar na rota do seu sonho? Conseguirá deixar de ser vítima dos dois rapazes?
Uma sessão muito interessante, sobre um tema muito atual – o bullying –, que manteve atentos e participativos alunos do quinto ano ao secundário.
No dia dezoito de novembro, alunos do quarto ao nono ano interagiram com Tito de Morais, um dos autores do livro Cyberbullying, um guia para pais e educadores.
Apesar de o livro ser um guia sobre como identificar, prevenir, intervir e combater o cyberbullying, destinado a ajudar pais e encarregados de educação, professores e educadores, e outros profissionais que lidem com crianças e jovens ou os tenham a seu cargo, o autor dinamizou uma espécie de workshop sobre os perigos, não menosprezando os aspetos positivos, da internet e das redes sociais. Uma sessão que permitiu aprender bastante sobre o bullying virtual, para quem quis aprender…
No dia catorze de dezembro, no âmbito da Feira do Livro, recebemos Ricardo Frade, autor do livro Pé descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão.
Ricardo Frade fez uma viagem de 4200 km para provar que os problemas da vida são ‘apenas’ uma questão de perspetiva. Assim, viu-se na Suécia, no norte da península da Escandinávia, em pleno Inverno. Não conhecia o país e não sabia uma palavra de sueco. Complemente-se o cenário com o facto de não ter na sua posse qualquer dispositivo eletrónico, dinheiro ou cartões de crédito/débito, e não ter onde dormir, nem sequer o que comer. O que fez para se desenvencilhar desta situação? Como fazer, no dia a dia, para dar a volta às situações mais difíceis que a vida nos apresenta?
Ricardo Frade fez tudo isto, e voltou para Portugal são e salvo…em apenas 13 dias!
Uma sessão que alunos e professores carimbaram como "muito bom", "magnífico", "brilhante". Disseram ainda: "Foi um momento inspirador que, certamente, deixará marcas.";
"Muito divertido, genuíno."; "Magnífica vibração! Extraordinárias mensagens de alento. A sua forma de pensar e de comunicar com o mundo aquece e enriquece, em vários prismas, a alma das pessoas."
Uma lição de vida, sem dúvida!

As três sessões terminaram, como não poderia deixar de ser, com sessões de autógrafos e, no caso de Ricardo Frade, também de fotografias.