sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Sábado na BE!

       É já amanhã a próxima sessão de Sábado na BE.
       Mais uma história que nos vai envolver na magia da leitura: 
     Quando um lobo chega à quinta, fica espantado ao ver que os animais que lá vivem são muito educados e até um pouco presumidos. Só conseguirá ser bem aceite na quinta, se aprender a ler. Contudo, ser aceite num círculo tão exclusivo não é coisa fácil. Os animais da quinta impõem-lhe um desafio atrás de outro e o lobo logo esquece a fome, enquanto anda da escola para a biblioteca e desta para a livraria.
       Queres saber mais? Não percas. É amanhã, das 10 às 12 horas.











quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Encontro com Daniel Completo
Na terça-feira, dia 19, recebemos, nas bibliotecas do agrupamento, o músico Daniel Completo.
D
aniel Completo nasceu em Lisboa a 3 de junho de 1964. Licenciou-se em Educação Musical e iniciou a sua atividade como professor do ensino básico no ano de 2000. Unindo a música com as palavras, Daniel Completo esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" durante 15 anos, nas décadas de 80 e 90.
       Gravou o seu primeiro trabalho a solo – Finisterras – em 2005. Com o decorrer dos anos os caminhos foram mudando, e os estilos musicais iam sendo vocacionados para os mais novos, mantendo a linha mestra, utilizando nas gravações diversos instrumentos genuínos que dão a conhecer os valores tradicionais da nossa cultura musical através da sonoridade do violino, do acordeão, da guitarra portuguesa, do adufe e dos bombos, entre outras percussões. 
Depois de editar vários trabalhos infantis, em 2010 fez uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares, lançando o livro com CD Brincar com as Palavras, compondo e interpretando doze dos melhores poemas da vasta obra de Luísa Ducla Soares, valorizando nas letras o aspeto lúdico e brincalhão, como demonstram, por exemplo, os poemas Abecedário sem Juízo, A Menina Feia e Na Máquina do Tempo. Após este livro, surgiram outras parcerias com a escritora, como O Eco da Ecologia, que nos veio apresentar.
       O Eco da Ecologia é um auxiliar do professor para sensibilizar os mais pequenos para os graves problemas que a Terra enfrenta, resultantes da poluição e outros atentados humanos ao ambiente, para que meninos e meninas mudem o mundo e abracem o nosso planeta, para que ele seja puro e azul, a casa feliz de todos nós.
Tivemos ainda a oportunidade de ouvir alguns temas do livro O som das palavras.
            Foram três sessões muito dinâmicas e divertidas, nas quais a música foi, sem dúvida, a melhor aliada da leitura. Daniel Completo tocou, cantou e encantou, mas também foi presenteado com excelentes trabalhos preparados por alunos e professores.
            Para terminar, uma sessão de autógrafos, para mais tarde recordar…
           Obrigado Daniel Completo, por ter estado connosco.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Leitor do Mês


       Durante o primeiro período foram quatro os alunos que se destacaram nas requisições domiciliárias.
                Boas leituras!




Sábado na BE!
       
A
s sessões de Sábado na BE! continuam e já vão no sétimo ano. Durante o primeiro período tivemos três sábados com histórias e atividades plásticas sempre motivadoras, que fazem as delícias dos mais pequenos e não deixam indiferentes os adultos.
 A 31 outubro, Marcelina e a Noite de Halloween, uma festa de sustos, disfarces e receitas, de Christel Desmoinaux, brindou-nos com a história da bruxinha Marcelina, que fica assustada quando a sua avó lhe fala de espíritos, fantasmas e monstros e lhe conta a lenda da Noite de Halloween. Ainda bem que se transformou numa festa infantil, com disfarces, rebuçados, tartes de abóbora e bonitas lanternas. Depois de saber o que é, realmente, o Halloween, Marcelina perde o medo e diverte-se muito.
Vê aqui como foi:

Em novembro, dia 21, A árvore dos rebuçados, uma história fantástica de Rosário Alçada Araújo. O Sebastião adorava guloseimas. Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio! Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse. O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos "Jogos Olímpicos da Vida Saudável"! Desde esse dia, a vida de Sebastião foi mudando gradualmente. Ele aprendeu a importância dos bons hábitos alimentares… e também percebeu que um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém. O crescimento físico e intelectual dos mais novos tem que ser sustentado por escolhas alimentares saudáveis, diversificadas e agradáveis ao gosto. Às necessidades nutricionais dos jovens deve corresponder uma política educativa que promova hábitos e regras alimentares adequadas ao seu desenvolvimento, saúde e bem-estar. Exemplos simples, bem direccionados e adaptados ao dia-a-dia dos alunos podem ter implicações decisivas para toda a sua vida. E a sala de aula pode muito bem ser um espaço privilegiado de comunicação das boas práticas alimentares.
Queres ver o que se passou? Clica em:
Em dezembro, dia 12, mergulhamos na magia do Natal, através da história Eu sei tudo sobre o Pai Natal. Iniciando com a frase «os crescidos dizem que…», é um pequeno hino à figura do Pai Natal, vindo reforçar a sua existência e provar a todos os meninos que ele não só existe como continua a visitar todas as casas, ou melhor, aquelas casas que têm árvores de Natal, em cada ano que passa. As dificuldades enunciadas pelos adultos são rapidamente desconstruídas pelo menino protagonista desta história que encontra resposta para qualquer ideia feita. O importante é acreditar que realmente o Pai Natal existe e toda a tradição de que ele faz parte encontra significado na 

mentalidade dos pequenos leitores. As crianças são a prova viva de que a lenda perdura ao longo dos tempos e se mantém acima de todas e quaisquer contrariedades. Por isso, não vale a pena dizerem que o Pai Natal não existe quando todos sabemos que isso não é verdade...
     Aqui fica o vídeo:

           Porque ler… é voar!

  

Feira do Livro


 E
ste ano letivo, a Feira do Livro decorreu entre os dias 9 e 17 de dezembro, em Arcozelo, Lagoas e Refoios.
           Como já é habitual, em Arcozelo, numa parceria entre a BE e o Departamento de Línguas, a colaboração foi da Antunes Livreiros. Nas Lagoas e em Refoios, colaborou connosco a Livraria União.
           Destacam-se, das atividades dinamizadas, as sessões de teatro pela Companhia de Teatro de Coimbra AtrapalhArte e o encontro com o escritor Richard Zimler.
           Este ano os AtrapalhArte trouxeram-nos mais duas magníficas produções: no dia 10, os alunos do terceiro ciclo tiveram a oportunidade de assistir à excelente adaptação da obra de Miguel Torga, Bichos; no dia 11 foi a vez de os alunos do segundo ciclo assistirem ao Estendal de Contos, numa adaptação dos contos A princesa e a ervilha, de Hans Christian Andersen, e Os músicos de Bremen, dos irmãos Grimm. Dois momentos culturais de excelência que, certamente, não vão esquecer.
           A Companhia de Teatro estará de volta ao agrupamento em março, no âmbito da Semana da Leitura, para brindar os alunos dos jardins de infância e do primeiro ciclo com o seu Estendal de Contos.
           O encontro com o escritor Richard Zimler, na manhã do dia 15, foi dedicado aos alunos do ensino secundário, sobre a obra Ilha Teresa. Sempre num tom bem-humorado e cativante, o escritor falou acerca da sua adaptação ao nosso país, para onde veio em 1990, descrevendo os “choques” culturais, comparando-se a Teresa, a personagem principal do livro, que, como ele, se viu num país diferente. Um desses “choques” culturais, que diz ter sido um dos que mais o marcou, foi o analfabetismo que ainda havia, recordando quando via as pessoas assinarem com X, por não conhecerem a leitura nem a escrita, competências que considera básicas para se viver em sociedade e, por isso, a primeira obrigação de qualquer governo: oferecer às pessoas as condições que lhes permitam saber ler e escrever.
           No decorrer do diálogo com os alunos e professores presentes, Richard Zimler referiu que escreve, em parte, para satisfazer os próprios desejos. Por exemplo, na obra que desta vez o trouxe até nós, o objetivo era descobrir Teresa, à medida que ia escrevendo sobre ela. Afirmou que gosta de falar/escrever sobre temas que a maioria das pessoas prefere evitar dando, como exemplo, o livro O último cabalista de Lisboa, no qual retrata o massacre no Rossio, em Lisboa, em 1506.
Sem dúvida, um momento inesquecível para quem privou com este exímio comunicador, dono de um sotaque encantador. Contactar com um escritor é uma oportunidade única, uma motivação muito bem fundamentada para a leitura e para a escrita.
Para terminar da melhor forma, uma sessão de autógrafos.
Obrigada, Richard Zimler!
Estava ainda prevista a visita do músico Daniel Completo às três bibliotecas do agrupamento, no dia 9, mas a atividade teve que ser adiada, devendo realizar-se no dia 19 de Janeiro.
          







 

Histórias da BE!
          
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urante o primeiro período, foram três as histórias trabalhadas no âmbito do projeto Histórias da BE!, com as turmas dos JI de Arcozelo, Brandara e Cepões: em outubro, A menina que não gostava de fruta, de Cidália Fernandes e Sandra Serra, sobre a alimentação, em que a personagem Joana não gostava de fruta porque…não provava…; em novembro, O segredo da lagarta Serafina, de Palmira Martins e Sebastião Peixoto, uma divertida conversa entre a bicharada do jardim, para nos falar de mudança, crescimento, respeito pelas diferenças; em dezembro, Os dez desejos de Natal, de Claire Freedman e Gail Yerrill, que permite contar as brilhantes estrelas de Natal com o Ratinho e os seus amigos e descobrir que desejos têm para este tempo de magia: neve cintilante, uma árvore de Natal gigante e muitos, muitos presentes, para partilhar com os amigos! Uma belíssima celebração sobre o que torna o Natal tão especial para as crianças.
          Aqui ficam as opiniões de alguns dos pequenos grandes participantes no Projeto, sem os quais nada disto era possível.

"A Ana Júlia é uma professora que vem à nossa escola contar histórias e eu gosto porque têm páginas divertidas e porque a Ana Júlia é nossa amiga." (Laura Dantas, 5 anos)
"A Ana Júlia é bonita e vem à nossa escola contar histórias que são giras e divertidas." (Bruna  Penha, 5 anos)
" A Ana Júlia é uma professora que conta histórias. Eu gosto quando ela vem à nossa escola porque as histórias dela são muito giras." (João Victor Silva, 4 anos)
"A professora Ana Júlia vem à nossa escola contar histórias e ela é bonita e as histórias que ela conta são muito giras porque têm imagens muito bonitas!" (Tomás Caridade, 5 anos)
"A professora Ana Júlia vem à nossa escola e eu gosto muito dela porque ela conta histórias muito bonitas!" (Nuno Malheiro, 5 anos)
"A Ana Júlia é a professora que anda aqui a contar histórias e a fazer perguntas das histórias que ela conta." (Luana Gomes, 5 anos)
"Eu gosto muito da Ana Júlia e das histórias que ela conta." (Maria Santos, 4 anos)
"Ela é gira e gosto das histórias que ela conta. Gostei da história do Natal, "Os dez desejos de Natal". (Rafael Santos, 5 anos)
"Eu gostei muito da história "Os dez desejos de Natal", porque era bonita!" (Iris Velho, 4 anos)
"Eu gostei muito da história "Os dez desejos de Natal", gostei muito das estrelas!" (Ana Isabel Sousa, 3 anos)
“A Ana Júlia é amiga porque nos conta histórias.” (André, 5 anos)
“Gosto da Ana Júlia porque conta histórias e a que mais gostei foi a dos desejos.” (Carlota, 4 anos)
“A história da lagarta comilona foi a história que mais gostei, principalmente da parte do fim que se transformou em borboleta e das outras borboletas a voarem.” (Vasco, 4 anos)
“Gostei da história da Joana.” (Leonor, 5 anos)
“Aprendemos com as histórias como nascem as borboletas e como se fazem os casulos.” (André, 5 anos/Vasco, 4 anos)
“Viajamos na imaginação.” (André, 5 anos)
“Com as histórias aprendemos muitas coisas, como a escutar e a falar, porque aprendemos palavras novas, as profissões, a alimentação e descobrimos o que está à volta do mundo escondido atrás do oceano.” (Vasco, 4 anos/Micael, 5 anos/Gabriel, 5 anos)




Escutar, ler… imaginar e aprender
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ais uma vez, numa parceria com a Biblioteca Municipal, as bibliotecas do agrupamento recebem o Projeto Escutar, ler… imaginar e aprender, em sessões dinamizadas pelas animadoras Sara Veríssimo e Ana Veloso.
            O projeto insere-se na promoção do livro e da leitura e foi pensado para alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. Uma vez por período, a Sara e a Ana enchem as nossas bibliotecas e as salas dos Jardins de Infância de pura magia através das histórias, da música e, até, da dança.
            Para cada momento, um conto; para cada conto, uma canção; para cada canção, uma personagem; para cada personagem, a imaginação…
            Uma iniciativa excelente que incentiva à leitura, permite a descoberta do livro e contribui para o desenvolvimento do espírito crítico.
            Em outubro, a Sara e a Ana contaram-nos a história A caixa de saudades, uma adaptação da obra de Rosário Alçada Araújo, que aborda um sentimento conhecido de todos nós: a Saudade.

Inspirados no tema, alguns alunos da turma A4A resolveram apresentar as suas caixas de saudades.





Conta-nos uma história!
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urante o primeiro período, o Projeto Conta-nos uma história, que pretende envolver as famílias na dinamização de sessões de leitura para os seus educandos, contou com a presença de duas mamãs da Turma A4B, a D. Tânia, mãe da Inês, e da D. Hélia, mãe do Rodrigo.
Momentos especiais, que enaltecem ainda mais a leitura. Uma dinâmica a continuar ao longo do ano…

















Descobrindo…
                José Saramago

                A Maior Flor do Mundo, da autoria de José Saramago, foi a obra trabalhada no mês de outubro, pela turma A4B.
Com a realização de várias atividades, os alunos ficaram a conhecer melhor a vida e obra deste grande escritor português - Prémio Nobel da Literatura.
            O livro A Maior Flor do Mundo foi lido pela D. Tânia, mãe da Inês, na biblioteca da nossa escola. Depois, dando resposta ao desafio da professora Ana Júlia, a história foi recontada na sala de aula.
Com a ajuda da professora Rosa Leonor, da D. Sílvia e da D. Sameiro construiu-se a Maior Flor do Mundo, que agora embeleza a nossa escola, juntamente com os textos dos alunos.
 José Saramago a todos enriqueceu com valores e sentimentos imprescindíveis na nossa vida: amizade, solidariedade, entreajuda, perseverança, respeito pela Natureza...
            A todos os que connosco colaboraram o nosso agradecimento.














Oscar Wilde

Depois de termos elaborado uma breve biografia de Oscar Wilde, através da qual ficamos a conhecer melhor alguns factos da vida e obra deste grande escritor, recebemos na nossa biblioteca a mãe do Rodrigo, D. Hélia, que nos veio ler O Gigante Egoísta.
Este conto, escrito por Oscar Wilde, agradou a todos os alunos que, na sala de aula, o recontaram à sua maneira.
Para além desta atividade as crianças foram desafiadas a levar para casa um "menino(a)" para, com ajuda dos pais, o(a) vestirem. Em simultâneo, a Professora Rosa Leonor e as nossas assistentes operacionais construíram um bonito Gigante.
Foi assim que O Gigante Egoísta, de Oscar Wilde, ganhou vida na nossa escola.



Turma A4B
5 Minutos de Leitura

 A
 atividade 5 Minutos de Leitura já está no quinto ano de implementação.
Diariamente, ao primeiro tempo letivo do dia, as turmas leem ou ouvem ler durante cinco minutos.
            Durante o primeiro período, a turma 6.º D foi a que mais leituras efetuou: quatro livros.
            Espera-se que a iniciativa continue e que todos possam usufruir dos momentos únicos que a leitura tem o poder de proporcionar.
              Boas leituras.
              Porque ler… é voar!