quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Encontro com Daniel Completo
Na terça-feira, dia 19, recebemos, nas bibliotecas do agrupamento, o músico Daniel Completo.
D
aniel Completo nasceu em Lisboa a 3 de junho de 1964. Licenciou-se em Educação Musical e iniciou a sua atividade como professor do ensino básico no ano de 2000. Unindo a música com as palavras, Daniel Completo esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" durante 15 anos, nas décadas de 80 e 90.
       Gravou o seu primeiro trabalho a solo – Finisterras – em 2005. Com o decorrer dos anos os caminhos foram mudando, e os estilos musicais iam sendo vocacionados para os mais novos, mantendo a linha mestra, utilizando nas gravações diversos instrumentos genuínos que dão a conhecer os valores tradicionais da nossa cultura musical através da sonoridade do violino, do acordeão, da guitarra portuguesa, do adufe e dos bombos, entre outras percussões. 
Depois de editar vários trabalhos infantis, em 2010 fez uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares, lançando o livro com CD Brincar com as Palavras, compondo e interpretando doze dos melhores poemas da vasta obra de Luísa Ducla Soares, valorizando nas letras o aspeto lúdico e brincalhão, como demonstram, por exemplo, os poemas Abecedário sem Juízo, A Menina Feia e Na Máquina do Tempo. Após este livro, surgiram outras parcerias com a escritora, como O Eco da Ecologia, que nos veio apresentar.
       O Eco da Ecologia é um auxiliar do professor para sensibilizar os mais pequenos para os graves problemas que a Terra enfrenta, resultantes da poluição e outros atentados humanos ao ambiente, para que meninos e meninas mudem o mundo e abracem o nosso planeta, para que ele seja puro e azul, a casa feliz de todos nós.
Tivemos ainda a oportunidade de ouvir alguns temas do livro O som das palavras.
            Foram três sessões muito dinâmicas e divertidas, nas quais a música foi, sem dúvida, a melhor aliada da leitura. Daniel Completo tocou, cantou e encantou, mas também foi presenteado com excelentes trabalhos preparados por alunos e professores.
            Para terminar, uma sessão de autógrafos, para mais tarde recordar…
           Obrigado Daniel Completo, por ter estado connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário