quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Mais alguns comentários dos nossos alunos...                











            Os “5 minutos de leitura” foram criados pela Biblioteca de Arcozelo. Esta atividade nasceu no âmbito da promoção da leitura.
          Este projeto tem não só o objetivo de cativar para a leitura mas também de levar os alunos a conhecerem melhor todo o tipo de textos, desde poéticos, narrativos, dramáticos, entre outros.
              Este tipo de projetos não beneficia apenas os alunos, a Escola também tem a ganhar com os seus resultados.
                A meu ver, acho bem que haja este tipo de incentivo por parte da Escola. O único ponto contra é que muitos dos professores não respeitam este projeto.

Tiago Morado 8ºE Nº 20


        Os “5 minutos de leitura” é uma atividade organizada pela Biblioteca Escolar de Arcozelo que consiste em passar os primeiros cinco minutos de aula de cada dia a ler uma obra escolhida por alunos ou professores.
          No meu ponto de vista, esta atividade ajuda-nos a ganhar hábitos de leitura e a praticá-la diariamente. Também, ao começar a primeira aula do dia com esta “brincadeira”, ficamos mais descontraídos e preparados para aprender, o que é muito bom, pois aumenta o nosso rendimento escolar.
         Eu gosto bastante deste projeto e acho que ele deveria existir durante muitos anos, pois é um bom incentivo para aqueles alunos que não gostam de ler e os que gostam praticam-no mais.

Márcia Alves 8ºE Nº 12


        Hoje vou comentar uma das atividades existentes nesta escola: “5 minutos de leitura”. Estes “5 minutos de leitura” servem para conhecermos vários livros. Implica que os professores, no início do ano letivo, escolham um livro por turma para que todos os alunos leiam e depois o comentem.
           Na minha turma, o livro escolhido foi O rapaz do pijama às riscas.
        Eu acho bem que esta atividade aconteça, pois contribui para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da criatividade dos alunos.
          Na minha opinião, esta iniciativa deveria continuar, pois é uma das várias bases que podemos ter para a disciplina de Português e para a vida.

Bruno Franco 8ºE Nº 2


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Atividade 5 Minutos de Leitura - os comentários dos nossos alunos

...porque ler é voar...


                



                Esta pequena atividade foi indicada pela Biblioteca Escolar e gosto muito dela. Acho-a engraçada por dois motivos.
                Em primeiro lugar, pelo facto de cativar os alunos para a leitura, o que é muito interessante.
                Em segundo lugar, por trazer sempre uma história diferente, todas muito agradáveis e divertidas de se ouvir, ler e de se aprender.
                Concluindo, pela sua linguagem e pela forma divertida como as histórias dos livros são narradas, aconselho vivamente a prática desta atividade da Biblioteca Escolar.

Daniel Lima 8ºE Nº 5


                A atividade “5 minutos de leitura” já decorre há alguns anos na minha escola. Todos os dias, na primeira aula do dia, o professor ou um dos alunos da turma lê durante 5 minutos um livro indicado pela Biblioteca Escolar, que os alunos devem aproveitar ao máximo.
                Na minha opinião, concordo com esta iniciativa, pois ficamos mais cultos, o nosso vocabulário torna-se mais rico, aperfeiçoamos a nossa leitura, conhecemos novos livros e criamos hábitos de leitura.
                Para os alunos que praticam pouco a leitura, esta atividade é uma mais-valia, pois aperfeiçoam-na e ficam com mais conhecimento.

Marta Pereira 8ºE Nº 14

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sábado na BE!

A primeira sessão de Sábado na BE! foi um sucesso. Muitos meninos, meninas, mamãs e papás estiveram na mágica aventura da leitura, abrilhantada pela Sara, que antes e depois de contar a história – Boa noite, Mocho!, de Pat Hutchins –, pôs as crianças a cantar e a dançar. Durante o conto tiveram também uma participação ativa.
Como sempre, ainda houve tempo para o ateliê, em que cada um, com ou sem ajuda dos adultos, construiu o seu próprio mocho.
Vejam as fotografias no vídeo abaixo e deliciem-se. Para quem não veio, no próximo mês há mais, fiquem atentos…
Até lá, boas leituras!










quarta-feira, 8 de outubro de 2014

As sessões de Sábado na BE! estão de volta. 

É já este próximo, dia 11.

Aparece e não te esqueças: é para ti e para a tua família...





Boa noite, Mocho!, de Pat Hutchins.

Com animação da Sara Veríssimo.

Das 10 às 12 horas.