quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uma Semana de Leitura!


Uma Semana de Leitura!
 
 
A Feira do Livro 2012 foi, à imagem dos outros anos, visitada por todos alunos (ou quase todos) da nossa Escola e do Centro Educativo de Arcozelo. Também os colegas do Centro Educativo das Lagoas e de Refoios tiveram as suas Feiras, repletas de muitos e bons livros.
Além das visitas à Feira, outras iniciativas foram acontecendo ao longo da semana: projeção de filmes de animação, apresentação de um livro "surpresa" (com a presença das jovens autora e da ilustradora, Beatriz Brandão e Maria Viana) e, por fim, o Sábado na BE!, a encerrar mais uma iniciativa totalmente dedicada à leitura e aos nossos alunos.
A Feira do Livro é uma atividade da Biblioteca Escolar em articulação com o Departamento Curricular de Línguas, com o apoio da Antunes Livreiros e da Livraria União.
 
 
As Férias da Paulinha, de Beatriz Brandão (texto) e Maria Viana (ilustração)
Surpresa na Biblioteca

 Na passada quarta-feira, dia doze de dezembro, a Biblioteca Escolar de Arcozelo, no âmbito da Feira do Livro 2012, foi cenário de mais um encontro com autor. Desta vez, a divulgação recaiu sobre duas jovens promessas nas áreas da escrita e da ilustração, Beatriz Brandão e Maria Viana.
O livro conta-nos uma história de amizade (escrita ainda no 1.º Ciclo, a partir de uma proposta da professora Aurora Baptista), vivida pela protagonista, Paulinha, uma jovem limiana, que um dia conhece Maria, vinda de Cascais, para não mais se separarem.
A concretização do livro correspondeu a um sonho da mãe da escritora que ao longo destes dois últimos anos não desistiu de surpreender a filha.
O facto de o lançamento do livro ter estado envolto em segredo fez com que a autora e a ilustradora só se conhecessem no próprio dia. Para este processo de interação pouco comum contribuiu a intermediação da professora bibliotecária Ana Júlia Marques, que procedeu também à revisão do texto.
A dinamização da atividade contou com a presença de várias pessoas, entre as quais alunos, professores, pais e encarregados de educação, o Vereador da Educação e Cultura, Dr. Franclim Sousa, entre outros convidados.
A animação ficou a cargo do professor Pedro Alves e da Joana Matos, com dois momentos musicais, e das alunas do Ensino Profissional Otília Sousa e Samanta Fernandes, que leram alguns excertos da obra.
O momento mais emocionante correspondeu à entrega, pelas mãos da mãe, do primeiro exemplar à Beatriz, que se mostrou, desde o início, bastante surpreendida mas visivelmente feliz.
Um final de tarde surpreendente em que a leitura voltou a ter o merecido destaque, porque, afinal, ler é voar!
 
             
            Sábado na BE!
             
O livro deste sábado, Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal de Ana Saldanha, pôs todos os meninos a olhar para o céu... da biblioteca, claro está. As belas imagens que acompanham o texto (de Madalena Matoso) apareceram, uma a uma, num céu branquinho, improvisado nesta manhã quase de Natal.
Depois da história, contada pelo verdadeiro homem das barbas brancas, cada menino ofereceu uma prenda especial a um Pai Natal que afinal trazia muitas outras no saco.
Todos saíram a ganhar, numa manhã em que a leitura voltou a brilhar.
 
 


 
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



3 de dezembro
 
 
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi, este ano, celebrado com todos os alunos do 1.º CEB do Centro Educativo de Arcozelo. A iniciativa, organizada pela Coordenadora do Núcleo de Ensino Especial, professora Raquel Pereira, e pelo Coordenador do Conselho de Docentes, professor Eduardo Sousa, contou com a presença dos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos e respetivos professores.
Depois de assistirem ao filme Helen Keller, os mais novos comentaram a história exemplar da escritora americana, acrescentando-lhe interessantes histórias pessoais, bem parecidas com a de Helen.
Antes da despedida, houve tempo para um "Olá" muito especial, dirigido ao Carlos e à Inês, a que se seguiu uma grande salva de palmas, oferecida a estes colegas de escola tão especiais!












... na nossa Biblioteca!!!